Você se sente cansada ao longo do dia?

Se a resposta foi sim, este artigo é pra você.

Existem vários motivos que podem estar te levando a ficar mais cansada, fadigada, ao longo do dia. O mais comum deles é uma noite mal dormida! E o que isso tem haver com a alimentação? T-U-D-O!!

Isso porque, quando temos uma noite ruim de sono e temos menos energia ao longo do dia, nosso organismo vai “pedir” por alimentos mais calóricos, geralmente ricos em carboidratos simples, como doces, chocolate, bebidas calóricas, entre outros, para tentar ajudar a dar aquele up.

O problema é que esse tipo de alimento não dá mais energia de forma constante, e geralmente o que acontece é que precisamos repetir esse ciclo várias vezes ao dia, para nos mantermos “acordados”.

Seguindo algumas dicas simples, você pode aumentar a sua energia e de quebra, sem prejudicar o seu emagrecimento ou hipertrofia.

Diminua o estresse

Eu sei que pode parecer a dica mais difícil que eu vou te dar aqui, mas ela é fundamental para que você mande de vez o cansaço embora. Quando estamos estressados, aumentamos alguns hormônios como o cortisol, por exemplo. Isso pode influenciar não só no sono, mas também na nossa percepção de fome e saciedade. Teremos mais fome e menos saciedade!

Para ajudar a aliviar o estresse, você pode fazer coisas simples como: tomar sol no horário de almoço, ler um livro, escutar uma música que goste, alongar, tirar um cochilo. Todos estes exemplos podem ser feitos em poucos minutos no dia, e com certeza vão te ajudar e muito. Principalmente se realizados durante aquele pico do estresse, ,quando você não sabe como resolver um problemão que apareceu no trabalho sabe?

As vezes tentar ficar 5 minutinhos longe do problema, além de te deixar menos estressado, ainda pode te ajudar a ver o problema de outra forma e te ajudar a resolve-lo de forma mais rápida.

Mantenha-se hidratado!!

Pode não parecer, mas desidratação é uma das causas mais comuns de sonolência e fadiga. Pois sim, ambos os sintomas podem ser sentidos quando estamos desidratados e vários estudos já comprovam isso.

Tomar a quantidade certa de água pode ser um desafio para algumas pessoas, mas é fundamental para um dia muito mais produtivo. Você pode intercalar a água com água saborizada, água com gás e chás sem açúcar.

Manter uma garrafinha de água sempre a disposição também é uma ótima dica. Assim, cada vez que você olhar pra ela, você vai lembrar de dar um golinho.

Tenha uma boa noite de sono.

Uma boa noite de sono ajuda a recuperar as energias, é como se a gente carregasse durante a noite.

O ideal é que a gente tenha rotina de sono, horário pra dormir mesmo. Além de retirar todas as formas de estímulos a noite, como telas (tv, computador, celular, tablet, etc) e musicas muito alta. O ideal é fazer atividades que relaxem, como meditação ou ler um livro, por exemplo.

Além disso, uma boa noite de sono também ajuda a regular hormônios, como o cortisol e a leptina por exemplo.

Evite álcool durante a noite.

Pode não parecer, mas o álcool é um dos responsáveis por noites mal dormidas.

Apesar de dar aquela sensação de sedativo no começo, o álcool não permite que cheguemos ao sono mais profundo, que é quando sonhamos. É nessa parte do nosso sono onde realmente relaxamos e por isso ela é essencial para que você não se sinta cansado durante o dia todo.

Por isso, pense bem antes de ingerir bebida alcoólica antes de dormir.

Faça exercícios!!

Principalmente pela manhã, antes de iniciar as atividades normais do dia.

Isso porque a atividade física proporciona uma sensação de bem estar e uma energia, que vão durar pelo dia todo.

Exercício físico a noite, pode ter efeito rebote para algumas pessoas e ao invés de relaxar e proporcionar melhores noites de sono, a pessoa fica com energia e acaba demorando mais tempo para pegar no sono ou não tem um sono de qualidade.

O ideal é praticar exercícios que você goste e fazê-los todos os dias.

Tenha uma alimentação equilibrada.

Alguns alimentos podem te ajudar a ter mais energia durante o dia. Consumir alimentos ricos em carboidratos complexos como batata doce, aveia e banana ao longo do dia, podem proporcionar essa sensação de bem estar e podem te ajudar a manter a energia por mais tempo.

Claro que também precisamos ficar longe de alguns alimentos, que além de não serrem interessantes para uma alimentação equilibrada, também podem demorar mais tempo para digestão, fazendo com que a gente se sinta mais fadigado após nos alimentarmos. Alimentos fritos, bebida alcoólica, doces, embutidos e alimentos industrializados fazem parte deste grupo.

Trabalhe em pé algumas horas do dia e comece pelas tarefas chatas.

Trabalhar em pé ajuda a nossa circulação sanguínea a desempenhar o seu papel de maneira mais facilitada. Quando ficamos muito tempo sentados, nossa circulação precisa fazer mais esforço e com isso, algumas partes do nosso corpo podem receber o sangue de maneira mais lenta ou em quantidade reduzida.

Quando trabalhamos em pé, tentemos a nos movimentar mais e isso faz com que o sangue circule de maneira facilitada e mais rápida, inclusive irrigando melhor o nosso cérebro.

Além isso, iniciar com as tarefas que você julga mais chatas ou difíceis, podem te ajudar a ter mais ânimo e energia para continuar o dia com as tarefas que são mais agradáveis de desempenhar.

Espero que você tenha gostado deste post. Me segue lá no INSTAGRAM e no FACEBOOK para mais dicas de alimentação.

Deixe um comentário

Ava Reed is the passionate and insightful blogger behind our coaching platform. With a deep commitment to personal and professional development, Ava brings a wealth of experience and expertise to our coaching programs.

About the Coach ›

Newsletter

Weekly Thoughts on Personal Development

We know that life's challenges are unique and complex for everyone. Coaching is here to help you find yourself and realize your full potential.

About the Coach ›