Você sabe escutar o seu corpo?
O desafio de hoje tem a intenção de te ajudar a diferenciar as sensações de sede, fome, vontade de comer e saciedade!
Sede
Geralmente aquela vontade incontrolável de comer, que não passa mesmo depois de comer, está relacionada com sede! Sim, isso mesmo… sede…
Muitas pessoas não se atentam a isso, mas a sede geralmente pode te trazer sensação de fome, porque vem acompanhada de estômago roncando, sensação de estômago vazio, ou quando você passa em frente a geladeira/despensa.
A minha orientação aqui pra você é: tome água todas as vezes que você achar que está com fome, principalmente se faz pouco tempo que você comeu alguma coisa. Isso também vai te ajudar a bater a sua meta de líquidos ao longo do dia. Mas fique esperto! Caso essa vontade não passe, mesmo após ter ingerido mais de um copo de água, provavelmente seja fome mesmo.
Fome x Vontade de Comer
A regra geral é: FOME NÃO É SELETIVA. Portanto, se você quer comer aquele cachorro quente da esquina, saiba que isso é apenas vontade de comer.
A fome geralmente está associada a comer aquilo que você não comeria de jeito nenhum. Você come o que tem, quente ou frio, não importa. Isso é fome. Quando você não consegue selecionar o que você quer comer e acaba ingerindo o que estiver ao seu alcance, pronto, rápido e fácil.
A vontade de comer é mais seletiva, a gente procura por algo mais específico (ou as vezes nem tão específico assim). A vontade de comer pode estar associada a algum sentimento como angustia, tristeza, alegria, ansiedade, entre outros sentimentos.
Portanto, você deve sempre se perguntar se é fome ( eu comeria o que não gosto nesse momento?) ou se é uma vontade de comer associada a algum sentimento ( eu comeria uma panela de brigadeiro agora, enquanto espero o resultado da entrevista de emprego que fiz na semana passada). Isso é muito importante e vai te ajudar a identificar os seus gatilhos e também pode te ajudar a melhorar a forma como você se relaciona com a comida.
Saciedade
A saciedade é aquela sensação de estômago cheio, mas não ao ponto de doer. Mesmo ainda tendo comida no prato, você olha e pensa “ok, acho que a partir daqui seria gula”, ou “vou continuar comendo porque está gostoso, mas acho que não quero mais”.
Muitas pessoas continuam a comer simplesmente porque fomos educados que o “correto” é não levantar da mesa enquanto não comermos tudo, sem se preocupar com a questão da saciedade ou não.
Estar saciado não tem nada a ver com a barriga ficar doendo, estufada, com aquele botão da calca jeans aberta. Saciedade tem a ver com a resposta do hormônio leptina, avisando o seu cérebro, que está na hora de parar. É fisiológico, você não precisa ter medo de parar aqui.
O que você precisa é aprender a identificar cada uma dessas sensações, para que você tenha controle sobre o seu corpo e sobre o que você ingere.
Agora me conta, você sabe identificar e diferenciar cada um deles?

Deixe um comentário