Nunca me canso de falar… uma boa absorção de nutrientes e uma boa digestão, começam sem dúvida nenhuma na boca. Isso porque a MASTIGAÇÃO é o carro chefe desse aproveitamento integral do que consumimos.
Se o alimento chega mal mastigado no estômago, ele vai ser mal processado, mal absorvido e mal eliminado também… Não pense que nosso ácido cloridrico (o ácido do estômago) é tão potente assim, a ponto de “derreter” aquela carne mal mastigada. Nós temos que fornecer ao nosso organismo, condições favoráveis para que ele atue da melhor maneira possível.
O ideal é que a gente mastigue os alimentos, a ponto de que cada colherada, se torne um purê antes que a gente possa engolir. Sim, eu sei que é um processo difícil, principalmente para nós, adultos, depois de tantos anos comendo de forma errada. Mas é possível sim mudar esse hábito.
Lá no meu Instagram e no meu Facebook, você vai encontrar um vídeo de hoje, com um exercício bem legal pra você fazer enquanto come, para te ajudar a desacelerar o processo de mastigação, tornando-o mais eficiente e contribuindo para uma melhor digestão.
Quando mastigamos da forma correta e entregamos ao nosso organismo os nutrientes corretos, nós estamos ajudando a manter nossas células bem nutridas, ajudamos nosso cérebro a perceber que estamos comendo, ajudamos nossos hormônios a perceber quando está na hora de sinalizar a saciedade e com isso nosso processo de perda ou manutenção de peso se torna mais efetivo.
Em quanto tempo você costuma comer todo seu almoço ou o seu jantar? Você sabia que o nosso cérebro leva em torno de 20 minutos pra “perceber” que estamos comendo? Portanto se você faz uma refeição completa nesse tempo, qual mensagem seu cérebro está recebendo?
Pense nisso!

Deixe um comentário